Panorama internacional

Congressista dos EUA exige que Biden derrube alegado balão espião chinês que sobrevoa o país

O presidente dos EUA, Joe Biden, deve imediatamente dar ordem para derrubar o balão de monitoramento que está sobrevoando o país e que, segundo o Pentágono, pertence à China e coleta informações, afirmou a legisladora republicana Marjorie Taylor Greene.
Sputnik
"Biden deve imediatamente abater o balão chinês espião", disse a congressista norte-americana no Twitter.
Greene acrescentou que o ex-presidente dos EUA Donald Trump nunca toleraria tais coisas. "O presidente Trump nunca toleraria muitas coisas que acontecem com a América", ressaltou a política.
Os EUA contataram os representantes da China sobre o alegado balão espião, avistado no estado de Montana, no norte do país, disse aos jornalistas um alto funcionário do Pentágono.
"Entramos em contato com os representantes da China através de vários canais – através da sua embaixada em Washington, através de nossa embaixada em Pequim. Tendo em conta a gravidade da situação, temos estado em contato com eles, mas não vou dar pormenores da conversa. Deixamos claro que faremos o que for necessário para proteger nosso povo e território", disse o funcionário.
Anteriormente, o Pentágono informou que durante os últimos dias os militares têm rastreado um balão de reconhecimento no norte dos EUA. Segundo afirmaram, o aparelho que está sobrevoando o país pertence à China. Biden foi notificado sobre o assunto e as autoridades tomaram medidas urgentes para proteger informações classificadas.
Panorama internacional
EUA revelam nova arma destinada a combater mísseis hipersônicos da China e Rússia
Informa-se que o balão voou das ilhas Aleutas através do Canadá e chegou a Montana.
Comentar