Ciência e sociedade

Desenterram no Japão espada de 2,3 metros e espelho de bronze em forma de escudo (FOTOS)

Arqueólogos japoneses do Centro de Pesquisa de Bens Culturais em Nara, em cooperação com o Instituto Arqueológico de Kashihara, desenterraram uma espada de 2,3 metros de comprimento.
Sputnik
A espada de ferro, junto com um enorme espelho de bronze, foi descoberta na necrópole de Tomio Maruyama, em Nara. O sítio data do século IV d.C. do período Kofun (300 a 538 d.C.), a mais antiga era da história registrada do Japão, segundo Heritage Daily.
O túmulo tem um diâmetro de 86 metros e atinge uma altura de dez metros. Nas escavações anteriores no local foram encontradas ferramentas agrícolas, utensílios, objetos cilíndricos de cobre, artefatos de bronze e vários espelhos decorados com temas representando deuses e animais.
1 / 2
Espada de 2,3 metros encontrada em túmulo do século IV d.C. no Japão.
2 / 2
Espelho em forma de escudo descoberto na necrópole de Tomio Maruyama em Nara.

Na recente escavação, a espada gigante dako e o espelho de bronze em forma de escudo foram encontrados em uma camada de argila que cobria um caixão de madeira de cinco metros de comprimento. Tipicamente, espelhos de bronze encontrados em sítios arqueológicos no Japão são arredondados, no entanto este tem uma forma de escudo e tem 64 centímetros de altura e 31 cm de largura.

A espada, de cerca de 2,3 metros de comprimento, tem uma lâmina ligeiramente curva como uma cobra – um exemplo típico de uma espada dako relacionada à veneração do deus cobra. A espada é a maior descoberta intacta no Japão, os especialistas sugerem que ela tinha um propósito cerimonial para afastar o mal.
Espada de 2,3 metros encontrada em túmulo do século IV d.C. no Japão
Os arqueólogos ainda não abriram o caixão de madeira, mas acreditam que o seu conteúdo permanece intacto, pois não há evidências de saque. A equipe planeja estudar o interior do caixão mais tarde. A espada e o espelho passam atualmente por restauração.
Comentar