Panorama internacional

Rússia: Turquia comprou grãos russos em rublos, estamos expandindo operações com outros países

Uma alta funcionária do governo russo referiu que o esquema de pagamento de grãos russos em rublos está sendo organizado também com outros países.
Sputnik
A Turquia completou com sucesso um acordo para pagar pelas importações de grãos em rublos, e agora a Rússia está trabalhando em um esquema semelhante para o Egito, disse Viktoria Abramchenko, vice-primeira-ministra da Rússia, em entrevista à Sputnik.
Panorama internacional
Vice-premiê russa: Ocidente está suavizando sua retórica sobre exportações de fertilizantes russos
Ela apontou que a Rússia ainda não passou totalmente para as transações em moedas nacionais, mas que isso "é uma tendência". De acordo com ela, o Banco da Rússia e bancos centrais de outros países estão atualmente negociando a elaboração de mecanismos de tais acordos. Segundo ela, isso não se aplica somente ao fornecimento de alimentos.
"Como último exemplo, posso referir justamente o acordo com a Turquia sobre o fornecimento de alimentos, quando as transações foram feitas em rublos. A primeira operação foi um sucesso. O Egito é nosso maior [cliente], sim, estamos começando a trabalhar em tais acordos também com eles", contou ela, destacando que, no caso do país africano, os produtos mais populares são os grãos e os produtos petrolíferos.
"Não vendemos os últimos produtos em rublos, mas estamos trabalhando para isso. Para nós, as transações em rublos são uma das prioridades", apontou.
Comentar