Presidente filipino descarta reabrir antigas bases militares dos EUA no país

O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Junior, descartou a possibilidade de reabrir a antiga base naval dos EUA Subic Bay e a base aérea de Clark.
Sputnik
Falando à mídia britânica à margem do Fórum Econômico Mundial em Davos, Marcos Junior disse que a reabertura de antigas bases militares dos Estados Unidos é contra a Constituição das Filipinas, que proíbe bases estrangeiras em seu território.
As Forças Armadas filipinas teriam retomado a operação de Subic Bay, no mar do Sul da China, em maio de 2022, 30 anos após o fechamento da base militar dos EUA, sob o pretexto de um aumento na atividade militar da China. Relatos da mídia indicaram que os militares dos EUA explorarão a possibilidade de compartilhar as instalações. Ao mesmo tempo, é esperado que Manila receba navios norte-americanos e japoneses em suas águas, pois a presença deles vai ajudar a manter o equilíbrio na área disputada com a China.
A Base Naval de Subic Bay foi uma das principais instalações de reparo, abastecimento e recreação de navios dos EUA de 1945 a 1992. A base era a maior instalação militar no exterior das Forças Armadas dos EUA, localizada a 262 milhas quadradas. Em 1992, o governo filipino transformou a base na Subic Bay zona econômica especial.
Panorama internacional
Pequim acusa EUA de criarem atrito entre China e Filipinas para 'servir seus interesses políticos'
Comentar