Panorama internacional

'Essencial para evitar acidente nuclear': chefe da AIEA alerta Zelensky sobre riscos em usina

Nesta quinta-feira (19), o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, afirmou que discutiu com o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, sobre a criação de uma zona de segurança ao redor da usina nuclear de Zaporozhie.
Sputnik
Grossi usou as redes sociais para informar sobre a conversa que ocorreu durante visita do chefe da AIEA a Kiev.
Confirmei ao presidente Zelensky o estabelecimento das nossas missões de apoio e assistência em todas as centrais nucleares da Ucrânia. Continuamos também as nossas discussões sobre a zona de segurança e proteção de Zaporozhie. O trabalho continua. A zona é essencial para evitar um acidente nuclear.
Mais cedo nesta quinta-feira (19), Grossi alertou que um acidente em uma das usinas nucleares na Ucrânia poderia acontecer "a qualquer momento".
Reatores da usina nuclear de Zaporozhie
Localizada na margem esquerda do rio Dnipro, a usina de Zaporozhie é a maior central nuclear da Europa em número de unidades e produção. Durante a operação militar russa na Ucrânia, a usina e seu entorno passaram para o controle das forças russas. Desde então, a área foi bombardeada diversas vezes, em ataques atribuídos pela Rússia às forças ucranianas. Kiev, por sua vez, alega que os incidentes são responsabilidade de Moscou.
Comentar