Panorama internacional

Presidente do Vietnã, Nguyen Xuan Phuc, renuncia ao cargo

O presidente do Vietnã, Nguyen Xuan Phuc, apresentou sua renúncia nesta terça-feira (17), informou a agência oficial de notícias do país.
Sputnik
De acordo com a agência de notícias estatal VNA, Phuc "apresentou sua renúncia de seus cargos designados, largou o emprego e se aposentou".
O Comitê Central do partido governante do Vietnã concordou em acolher a renúncia voluntária do presidente Nguyen Xuan Phuc, informou a agência de notícias vietnamita VnExpress, nesta terça-feira, citando uma declaração do órgão.
Phuc teria sido responsável pelas violações legais de vários de seus ministros que acarretaram sérias consequências, segundo a agência de notícias. Todos os funcionários responsáveis envolvidos nos casos de má conduta renunciaram, em seguida, Phuc também decidiu renunciar e se aposentar.
Phuc, de 68 anos, foi eleito presidente pela Assembleia Nacional em abril de 2021, após cumprir um mandato de cinco anos como primeiro-ministro, um dos quatro cargos mais poderosos do Vietnã.
A queda do presidente ocorre logo depois de dois vice-primeiros-ministros — o ex-diplomata Pham Binh Minh e Vu Duc Dam, que liderou a resposta do país à pandemia de COVID-19 — renunciarem para assumir a responsabilidade por investigações de suborno ligadas a voos de repatriação e um fabricante de kits de teste para COVID-19, respectivamente.
Com a renúncia, o vice-presidente Vo Thi Anh Xuan assume a presidência interina até que a Assembleia Nacional vote em um novo líder para o Vietnã.
Panorama internacional
Scholz aceita renúncia formal de Lambrecht do Ministério da Defesa da Alemanha, diz mídia
Comentar