Ciência e sociedade

Nova ameaça? Câmara magmática vulcânica é descoberta nas profundezas do Mediterrâneo

Especialistas descobriram uma grande câmara magmática em crescimento sob o vulcão mediterrâneo de Kolumbo, próximo da turística ilha grega de Santorini.
Sputnik
Kolumbo é um vulcão submarino ativo, situado oito quilômetros a noroeste da ilha, no mar Egeu.
Imagens de alta resolução e dados sismológicos indicam que a câmara de magma mede aproximadamente 0,06 quilômetro de largura e dois quilômetros de profundidade, com aproximadamente 42% de massa fundida.
O depósito de magma está entre dois e quatro quilômetros sob o nível do mar e representa um sério risco, já que poderia provocar uma erupção, gerando um tsunami, segundo estudo publicado na revista Geochemistry, Geophysics, Geosystems.
Especialistas descobriram uma grande câmara magmática em crescimento sob o vulcão mediterrâneo de Kolumbo, próximo da turística ilha grega de Santorini
O Kolumbo entrou em erupção pela última vez em 1650, saindo à superfície do mar e matando 70 pessoas na ilha.
Agora, os pesquisadores recomendam o monitoramento em tempo real dos perigos próximos de outros vulcões submarinos ativos para melhorar as estimativas de uma provável erupção.
A câmara encontrada tem um volume total de magma de 1,4 quilômetro cúbico, e segundo os especialistas, ela segue se expandindo.
Comentar