Panorama internacional

País da África Oriental assina acordo com China para lançamento de satélites e foguetes

O Djibuti, país localizado na África Oriental, assinou nesta semana um acordo de US$ 1 bilhão (R$ 5,1 bilhões) com o Grupo de Tecnologia Aeroespacial de Hong Kong (HKATG, na sigla em inglês) para construir plataformas de lançamento de satélites.
Sputnik
O presidente do país, Ismail Omar Guelleh, anunciou que o projeto se destina ao "desenho e operação de plataformas de lançamento de satélites e foguetes" e que os trabalhos para sua concretização "durarão cinco anos".
A iniciativa "inclui ainda a construção de um porto e uma autoestrada de prestígio internacional na região de Obock, no norte, para o transporte de materiais necessários ao desenvolvimento das infraestruturas aeroespaciais", acrescentou o presidente.
Guelleh disse estar satisfeito com o fato de Djibuti "se comprometer com este promissor projeto de desenvolvimento tecnológico e energético". Em suas palavras, o acordo prevê "a concessão definitiva das infraestruturas construídas" em seu país "após 30 anos de gestão compartilhada".
Também nesta semana, o novo ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, iniciou uma turnê por cinco países africanos. Na quarta-feira (14), o chanceler esteve na Etiópia, onde assinou vários acordos no país. De lá, seguiu viagem rumo a outros países, nomeadamente Gabão, Angola, Benin e Egito.
Comentar