Panorama internacional

Grécia pede à União Europeia que imponha sanções contra a Turquia por pesca ilegal, diz mídia

O ministro das Relações Exteriores da Grécia, Nikos Dendias, enviou uma carta ao chefe de política externa da União Europeia (UE), Josep Borrell, pedindo a imposição de sanções contra a Turquia por atividades de pesca ilegal em águas gregas e pelo comportamento provocativo da guarda costeira turca, informou a mídia grega.
Sputnik

"A prática turca repetida acima cria um ambiente de segurança perigoso e aumenta o risco de um 'acidente' que poderia ser instrumentalizado por Ancara para aumentar a tensão entre a Grécia e a Turquia", escreveu Dendias na carta citada pela Agência de Notícias de Atenas, ainda na quarta-feira (11).

O diplomata também enfatizou a necessidade de tomar contramedidas caso a Turquia continuasse com suas ações ilegais, exigindo que os produtos pesqueiros turcos fossem banidos do mercado da UE, segundo a agência de notícias. Dendias acrescentou que tal reação pode servir como um sinal de alerta para a Turquia e demonstrar a solidariedade do bloco europeu com a Grécia nesta questão.
No dia 5 de janeiro, enquanto o barco da Guarda Costeira grega tentava identificar três navios de pesca turcos que pescavam ilegalmente perto da ilha de Farmakonisi, no mar Egeu, um barco de patrulha turco tentou abalroá-lo, se chocar contra ele. Oficiais gregos chegaram a disparar tiros de advertência para deter o navio turco.
A Turquia e a Grécia estão em desacordo há décadas, com o aumento do risco do surgimento de um conflito armado desde 2020. Questões disputadas incluem reivindicações territoriais concorrentes no Mediterrâneo Oriental, em particular na região do mar Egeu, a divisão greco-turca no Chipre e a delimitação das fronteiras marítimas.
Panorama internacional
Ministro: Grécia tenta apresentar suas questões com a Turquia como problemas de Ancara com OTAN
Comentar