Operação militar especial russa

MD russo nomeia chefe do Estado-Maior Gerasimov como novo comandante das tropas na operação especial

As novas nomeações na chefia da operação militar acontecem por conta da amplificação da escala de tarefas e com a necessidade de uma maior interação entre todos os tipos e ramos das Forças Armadas, explicou a pasta.
Sputnik
Nesta quarta-feira (11) o Ministério da Defesa anunciou novas nomeações para o comando da operação militar especial russa na Ucrânia.

"Em 11 de janeiro de 2023, o ministro da Defesa da Rússia, general Sergei Shoigu, fez novas nomeações para liderar a operação militar especial. O chefe do Estado-Maior, general Valery Gerasimov, foi nomeado comandante do Grupo Conjunto de Tropas", disse pasta.

O ministério ainda informou que os adjuntos de Gerasimov serão: comandante-chefe da Força Aeroespacial, general de exército Sergei Surovikin; comandante-chefe das Forças Terrestres, general de exército Oleg Salyukov e vice-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, coronel-general Aleksei Kim.
Também de acordo com a pasta, a mudança no comando da operação militar especial está ligada à expansão da escala de tarefas que estão sendo resolvidas.
"O aumento do nível de comando da operação militar está associado à amplificação da escala de tarefas resolvidas, à necessidade de organizar uma interação mais estreita entre os tipos e ramos dos militares, bem como à melhoria da qualidade de todos os tipos de apoio e a eficácia da gestão de grupos de tropas", disse o ministério.
O presidente russo, Vladimir Putin (centro), discursa durante reunião anual com o Ministério da Defesa da Rússia. À esquerda, o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, e à direita o chefe do Estado-Maior, Valery Gerasimov.
Gerasimov substituirá o general Sergei Surovikin, que foi nomeado comandante do Grupo Conjunto de Forças Russas na zona da operação militar especial em 8 de outubro de 2022. No final de dezembro, o presidente russo, Vladimir Putin, entregou o prêmio da Ordem de São Jorge a Surovikin pela coragem, bravura e dedicação.
Gerasimov atua como chefe do Estado-Maior das Forças Armadas russas e primeiro vice-ministro da Defesa desde novembro de 2012, quando substituiu Nikolai Makarov.
Comentar