Ciência e sociedade

'Perigosa' mancha solar dispara e atinge a Terra com potente erupção de classe X

Recentemente, uma "perigosa" mancha solar disparou uma forte erupção de classe X, que provocou um apagão de rádio de ondas curtas em toda região do Pacífico Sul, segundo o portal SpaceWeather.
Sputnik
A erupção solar de classe X1.2, com origem em uma nova mancha identificada como AR3182, foi detectada pelo Observatório de Dinâmica Solar da NASA na sexta-feira (6).
A erupção originou uma espécie de cúpula de plasma incandescente, que se manteve sobre a mancha solar durante mais de uma hora.
Explosão de classe X! Manhã de 6 de janeiro, a partir da AR3182, na região sudeste do Sol.
Além disso, o fenômeno enviou um forte pulso de raios X e radiação ultravioleta extrema na direção da Terra, ionizando a camada superior da atmosfera terrestre e provocando um apagão de rádio de ondas curtas.
Os radioamadores, marinheiros e aviadores podem ter notado os efeitos da propagação das ondas de rádio incomuns em frequências menores a 30 MHz durante uma hora depois da erupção.
A AR3182 representa uma ameaça devido às suas fortes erupções solares, dado o tamanho e a complexidade da região do Sol onde está localizada.
Comentar