Panorama internacional

Em reunião com funcionários da Bolívia, alta responsável da Rússia propõe expandir cooperação

Valentina Matvienko, presidente do Conselho da Federação da Rússia, falou com uma delegação da Bolívia em Brasília, e sugeriu reforçar a colaboração "em uma variedade de áreas".
Sputnik
A Rússia está determinada a aprofundar e expandir as relações com a Bolívia, disse Valentina Matvienko, presidente do Conselho da Federação russo.
"Tanto a Rússia quanto a Bolívia têm a mesma visão do futuro em antecipação a um mundo multipolar mais justo. Aqui nossas abordagens são absolutamente as mesmas. Estamos determinados, e digo isto sinceramente, determinados a aprofundar e expandir nossas relações em uma variedade de áreas", disse ela durante reunião bilateral com uma delegação do país sul-americano.
"Consideraríamos importante lançar um mecanismo para uma comissão intergovernamental de cooperação comercial e econômica", acrescentou Matvienko.
Ela sugeriu fundar já em 2023 a organização de uma reunião de copresidentes da comissão, e ouvir propostas sobre o conteúdo da comissão intergovernamental relativamente às decisões que precisam ser tomadas.
Notícias do Brasil
Futuro chanceler diz que Brasil apoiará retorno da Venezuela e entrada da Bolívia no Mercosul
A alta funcionária propôs ainda o reconhecimento mútuo dos diplomas universitários dos dois países.
"Acolhemos com satisfação o fato de estudantes bolivianos estarem estudando em instituições de ensino superior russas, em universidades da Rússia. Aumentamos significativamente a cota de bolsas de estudo estatais para estudantes bolivianos, mas ainda não temos nenhum acordo, nenhum acordo assinado sobre o reconhecimento mútuo de diplomas", disse ela durante uma reunião bilateral com o presidente boliviano Luis Arce, pedindo que acelere o processo até sua visita à Rússia.
Valentina Matvienko assegurou que Vladimir Putin, presidente da Rússia, espera uma visita de Arce durante este ano.
"Antes de mais nada, por favor, deem uma calorosa recepção ao presidente Putin. Tive várias oportunidades de falar com o presidente Putin pelo telefone. Em particular, interagimos estreitamente sobre a questão das vacinas. Eu lhe disse que pretendemos melhorar nossas relações bilaterais com a Rússia", notou o presidente da Bolívia, apontando como potencialmente frutífera a cooperação em matéria de segurança e defesa.
Comentar