Japão planeja criar 2 unidades de controle de mísseis hipersônicos nos próximos anos, segundo mídia

O Ministério da Defesa japonês revelou à emissora NHK planos para formar e aumentar forças capazes de lançar mísseis com alcances de pelo menos 1.000 quilômetros nos próximos anos.
Sputnik
O Ministério da Defesa do Japão planeja criar duas unidades dentro da Força Terrestre de Autodefesa do país para controlar mísseis hipersônicos, informou no sábado (10) a emissora japonesa NHK.
Segundo as fontes da emissora, espera-se que as unidades sejam implantadas nas ilhas de Kyushu e Hokkaido até o ano fiscal de 2026, ou 31 de março de 2027. Os mísseis possuem um alcance de centenas de quilômetros e têm sido desenvolvidos pelo Japão desde 2018. O objetivo é eventualmente alargar o alcance para mais de 1.000 quilômetros.
Tóquio também planeja instalar até 2026 mísseis modernizados terra-mar Type 12, com um alcance estimado de 1.000 quilômetros, ao invés dos atuais 100 quilômetros.
Panorama internacional
Japão busca aumentar orçamento de defesa para quase US$ 320 bilhões em 5 anos, diz mídia
O Ministério da Defesa quer ainda destacar dois regimentos adicionais para a Força Terrestre de Autodefesa do Japão na prefeitura de Okinawa e em Kyushu, aumentando esse número para sete.
O governo do Japão anunciou antes o desenvolvimento de mísseis guiados com um alcance de até 3.000 quilômetros, com a intenção de os implementar em várias partes do país, incluindo Hokkaido.
Além disso, o Japão e os EUA estariam considerando a possibilidade de realizar um desenvolvimento conjunto de tecnologias para interceptar mísseis balísticos com uma ogiva hipersônica planadora. No caso do Ministério da Defesa japonês, a intenção é projetar um motor para mísseis de longo alcance com a capacidade de mudar de trajetória.
Comentar