Panorama internacional

General iraniano: Teerã reduziu ao mínimo presença de forças estrangeiras no golfo Pérsico

Através do destacamento de suas forças no golfo Pérsico e no estreito de Ormuz, o Irã conseguiu garantir a segurança regional e reduzir a presença estrangeira, afirma chefe do Estado-Maior iraniano.
Sputnik
A presença de forças navais estrangeiras no golfo Pérsico e no estreito de Ormuz diminuiu significativamente após o destacamento de unidades militares iranianas na região, declarou no domingo (4) Mohammad Hossein Baqeri, chefe de Estado-Maior das Forças Armadas do Irã.
O major-general, que visitou a base aérea de Bushehr, uma cidade portuária no sul do país, disse que a República Islâmica do Irã é responsável pela segurança de uma grande parte do golfo Pérsico, e que está garantindo decisivamente a segurança de sua metade norte, escreve a agência iraniana Tasnim.
Panorama internacional
Irã apreende petroleiro estrangeiro com 11 milhões de litros de combustível no golfo Pérsico (VÍDEO)
Assim, explicou ele, as unidades de patrulha naval e aérea iranianas estão presentes no golfo Pérsico 24 horas por dia, para proteger a segurança de embarcações mercantes e de pesca, e também das instalações de petróleo, gás e petroquímicas.
Pelo contrário, a presença de grandes frotas de forças extrarregionais foi reduzida ao mínimo em comparação com o passado, disse.
Em abril de 2020 o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, destacou o papel do seu país na manutenção da segurança no golfo Pérsico, e criticou a presença de forças estrangeiras, especialmente dos EUA, que, assegura, comprometem qualquer iniciativa que possa beneficiar a população regional.
Comentar