Panorama internacional

EUA dão 'luz verde' para venda de mísseis e bombas a candidatos à adesão à OTAN

O Departamento de Estado dos EUA deu "luz verde" para uma potencial venda de mísseis táticos, bombas planadoras e outros equipamentos militares à Finlândia, informou o Departamento de Defesa do país.
Sputnik
A Finlândia ainda está em processo de adesão à OTAN, contudo, já deverá receber 40 mísseis táticos AIM 9X Block II, bem como 48 bombas planadoras AGM-154, segundo o comunicado da Agência de Cooperação de Segurança e Defesa.
De acordo com o comunicado, a Finlândia planeja usar as munições em sua frota de aeronaves.
Operação militar especial russa
Tensão e desconfiança entre Europa e EUA faz OTAN reduzir apoio à Ucrânia, diz mídia
Além disso, o acordo reforçará as políticas exteriores e de segurança nacional dos EUA, "melhorando a segurança de uma parceria confiável", considerada importante para a "estabilidade e progresso econômico na Europa".
A Finlândia, que compartilha uma fronteira terrestre de 1.340 quilômetros com a Rússia, solicitou a adesão à OTAN juntamente com a Suécia em maio deste ano, contudo, sua adesão tem sido impedida pela Turquia, que acusa Helsinque e Estocolmo de apoiarem os membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em curdo), considerado terrorista pela Turquia.
Comentar