Ciência e sociedade

Líder criminoso mais procurado de Israel é preso na África do Sul (FOTOS, VÍDEO)

Durante a prisão, a polícia apreendeu cinco fuzis e sete revólveres, além de cerca de US$ 40.000 (aproximadamente R$ 218.270) e três motocicletas supostamente roubadas.
Sputnik
O "líder de gangue mais procurado" de Israel foi preso, juntamente com outras sete pessoas, pelo Serviço de Polícia da África do Sul e pela Interpol em Joanesburgo, África do Sul, nesta quinta-feira (17).
O suspeito, um homem de 46 anos, que inicialmente não foi identificado, se revelou um conhecido fugitivo que estava foragido desde 2015. Yaniv Ben Simon foi identificado posteriormente como um dos líderes criminosos mais procurados pela polícia israelense.
Acredita-se que o detido esteja ligado à Organização Abergil israelense, que está envolvida em tráfico de drogas, extorsão e roubo.
Simon estaria envolvido em tentativas de explodir um carro pertencente a um dos rivais do sindicato Abergil em 2003 e 2004.
"Como resultado da primeira explosão, cinco pessoas sofreram ferimentos graves, mas todas sobreviveram milagrosamente. No segundo incidente, o suspeito também tentou fazer o mesmo com a mesma vítima, onde colocou uma bomba em cima de um veículo. Neste incidente, três pessoas também sofreram ferimentos graves", disse o porta-voz da polícia, coronel Athlenda Mathe.
O porta-voz observou que Simon "está no Aviso Vermelho da Interpol desde 2015" e é "procurado em Israel por conspiração para cometer assassinato e tentativa de assassinato".
Acredita-se que Simon seja um colaborador próximo do chefe do crime Yitzhak Abergil, atualmente preso por assassinato, tráfico de drogas, gerenciamento de cartel de drogas, jogos de azar e lavagem de dinheiro.
Comentar