Panorama internacional

Vitória no Arizona deixa democratas a 1 cadeira do controle do Senado nos EUA

O democrata Mark Kelly derrotou o republicano Blake Masters nesta sexta-feira (11) para ganhar uma cadeira no Senado dos Estados Unidos pelo estado do Arizona.
Sputnik
Com o resultado, os democratas ficam a uma cadeira de assumir o controle do Senado, com mais duas disputas a serem decididas .
De acordo com a Fox News republicanos e democratas estão empatados cada um com 49 cadeiras no Senado.
Uma vitória em mais um estado, Nevada ou Geórgia, dará aos partidários do presidente Joe Biden o controle do Senado, uma vez que com igualdade de votos (50 a 50), o voto do vice-presidente torna-se decisivo.
Em Nevada, a atual senadora democrata Catherine Cortez Masto estava cerca de 800 votos à frente do procurador-geral do estado republicano, Adam Laxalt.
O resultado da Geórgia está a semanas de distância, já que o atual senador democrata Raphael Warnock enfrentará o republicano Herschel Walker no segundo turno em 6 de dezembro.
Analistas políticos preveem uma corrida pela Geórgia, à medida que republicanos e democratas se preparam para a batalha final das eleições de meio de mandato de 2022.
Os republicanos garantiram pelo menos 211 das 218 cadeiras da Câmara de que precisam para obter a maioria, projetou a Edison Research na noite de ontem (10), enquanto os democratas venceram 199.
Muitas das disputas em que os vencedores ainda não foram determinados estão no Arizona, na Califórnia e nos estados de Washington. Apesar da possibilidade real de perder a Câmara, os democratas ainda comemoraram seu sucesso em conter as derrotas previstas.
Panorama internacional
'Biden não foi o vencedor das eleições', diz analista sobre votação nos EUA
Comentar