Panorama internacional

Próximo da cúpula do G20, Indonésia se prepara para inundações causadas por eclipse lunar total

Nesta segunda-feira (7), a mídia indonésia relatou que os cidadãos de Jacarta estão se preparando para possíveis inundações previstas em razão de um eclipse lunar total. Elas devem continuar até o dia 14, véspera do encontro do G20.
Sputnik
Conforme publicou a agência de notícias Antara, a expectativa é que as inundações se formem na região na terça-feira (8).

"Eclipses geralmente implicam em grandes ondas. Elas podem chegar a meio metro e inundar casas. Meu bairro não está longe do mar, e temo que será completamente inundado", disse à agência Urip Sumiati, um morador de Jacarta.

Sumiati acrescentou que está especialmente preocupado com seus eletrônicos e disse que já transferiu artigos como colchões, televisores e ventiladores para o teto de sua casa.
No fim de outubro, a Indonésia enfrentou fortes inundações, que se espalharam por cinco distritos administrativos subprovinciais, inundando 1.678 casas e levando as autoridades locais a evacuarem milhares de pessoas.
Um caminhão militar transita em meio a inundação durante fortes chuvas em Jacarta, na Indonésia, em 20 de fevereiro de 2021
Na última sexta-feira (4), a Agência Meteorológica, Climatológica e Geofísica (BMKG, na sigla em indonésio) da Indonésia emitiu um alerta sobre inundações generalizadas no país, incluindo a ilha de Bali, que sediará a cúpula do G20 entre os dias 15 e 16.
Segundo a BMKG, as inundações terão início amanhã (8) e serão desencadeadas por um eclipse lunar total. Ainda segundo a agência, elas poderão durar até o dia 14.
Comentar