Operação militar especial russa

Após bombardeio em Donetsk, tropas ucranianas miram Lugansk com artilharia enviada dos EUA

Forças ucranianas bombardearam a cidade de Alchevsk, na região de Lugansk, usando Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (Himars, na sigla em inglês), fornecido pelos EUA, segundo informou a missão da República Popular de Lugansk (RPL) neste sábado (5).
Sputnik
Horas antes, as tropas ucranianas atacaram a cidade de Donetsk com a mesma artilharia.
"O bombardeio foi registrado do lado das formações armadas da Ucrânia a 01:35 [horário local] em Alchevsk, com o uso do Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade Himars (3 mísseis)", disse a missão da RPL.
Operação militar especial russa
Alegando problemas de abastecimento, EUA negam novos Himars à Ucrânia
Não há informações sobre danos ou vítimas.
No final do mês passado, os Estados Unidos anunciaram um novo pacote de assistência militar de US$ 275 milhões (R$ 1,3 bilhão) para a Ucrânia, que inclui munição para lançadores Himars e munições de artilharia de 155 mm.
A Rússia lançou sua operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro, depois que as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL) pediram ajuda para se defenderem das provocações ucranianas.
Em resposta à operação da Rússia, os países ocidentais lançaram uma ampla campanha de sanções contra Moscou e têm fornecido armas à Ucrânia.
Em 30 de setembro, o presidente russo Vladimir Putin e os chefes das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, bem como as regiões de Kherson e Zaporozhie, assinaram acordos sobre a adesão desses territórios à Rússia, após referendos que mostraram que uma esmagadora maioria da população local apoiou tornar-se parte da Rússia.
Operação militar especial russa
Exército da Rússia elimina mais de 120 militares ucranianos e derruba 33 projéteis Himars, diz MD
Comentar