Panorama internacional

AIEA diz que verificações de instalações nucleares na Ucrânia não revelam 'atividade não declarada'

Os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) concluíram inspeções em três locais na Ucrânia após um pedido de Kiev, mas não identificaram nenhuma atividade não declarada lá, disse a agência em comunicado.
Sputnik
Mais cedo, o chefe das Forças de Defesa de Radiação, Química e Biológica das Forças Armadas russas, o tenente-general Igor Kirillov, disse que o Ministério da Defesa russo tinha informações sobre os planos de Kiev de usar uma "bomba suja" e culpar Moscou por isso. Nesta semana, especialistas da AIEA começaram a verificar as instalações ucranianas após um pedido de Kiev em meio às alegações da Rússia.
"Com base na avaliação dos resultados disponíveis até o momento e nas informações fornecidas pela Ucrânia, a agência não encontrou nenhuma indicação de atividades e materiais nucleares não declaradas nos locais", disse a organização em comunicado.
O diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, disse que a agência está pronta para continuar realizando inspeções na Ucrânia para garantir que não haja atividades não declaradas no país.
"O diretor-geral Grossi enfatizou que a AIEA continua pronta para realizar outras atividades de verificação na Ucrânia para atestar a ausência de atividades e materiais não declarados e, assim, impedir qualquer uso indevido de tais materiais", disse a AIEA em comunicado.
Operação militar especial russa
Bomba suja: funcionamento e consequências do uso
Comentar