Notícias do Brasil

Em meio a bloqueios e protestos, grande grupo de bolsonaristas faz saudação nazista em SC (VÍDEO)

Em meio a uma série de protestos por todo país efetuados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em estradas e rodovias, um deles, localizado em São Miguel do Oeste (SC) chamou ainda mais atenção por conteúdo nazista.
Sputnik
Os manifestantes cantaram o hino nacional fazendo um gesto que lembra a saudação nazista "sieg heil", que significa "salve a vitória", nesta quarta-feira (2).
O gesto usado por seguidores de Adolf Hitler (1889-1945) e que passou a ser alvo de fortes críticas em redes sociais, já é objeto de investigação do Ministério Público Estadual de Santa Catarina, relata a Folha de São Paulo.
"Uma vez identificadas, será produzido um relatório e as informações encaminhadas para a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, que possui atribuição criminal, para responsabilização dos envolvidos", disse a coordenadora do Gaeco de São Miguel do Oeste, a promotora Marcela de Jesus Boldori Fernandes citada pela mídia.
Segundo a Lei do Racismo de 1988 (Lei 7.716), símbolos e gestos nazistas são considerados crime de acordo e podem gerar pena de reclusão de dois a cinco anos e multa. A apologia ao nazismo também é considerada crime em diversos outros países, incluindo a própria Alemanha e a Áustria, país natal de Hitler.
No último dia 20 de outubro, a Polícia Civil do estado sulista prendeu membros de uma célula nazista no mesmo município onde ocorreu o gesto durante a manifestação de hoje (2), e na cidade vizinha Maravilha. A prisões foram feitas no âmbito da operação "Gun Project", segundo a Folha.
Notícias do Brasil
Milhares vão às ruas para pedir intervenção militar no Brasil (VÍDEOS)
Foram apreendidos livros, símbolos e bandeiras que fazem apologia ao regime de Hitler. Também foram realizadas prisões em Florianópolis e Joinville. Uma semana depois, alunos da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, também registraram suásticas e frases escritas contra judeus e mulheres nos banheiros da universidade.
Ainda segundo a mídia, uma das figuras mais emblemáticas da região com ligação declarada ao nazismo é Altair Reinehr, pai da atual vice-governadora e deputada federal eleita por Santa Catarina, Daniela Reinehr (PL).
Comentar