Panorama internacional

Líbano e Síria discutem fronteira marítima após acordo de Beirute com Israel

Uma disputa sobre sua fronteira marítima compartilhada surgiu no ano passado depois que a Síria concedeu uma licença a uma empresa de energia russa para iniciar a exploração marítima em uma área reivindicada pelo Líbano.
Sputnik
Os presidentes libanês, Michel Aoun, e sírio, Bashar al-Assad, discutiram o delineamento da fronteira marítima compartilhada de seus países neste sábado (22) antes de uma visita a Damasco na próxima semana por uma delegação libanesa encarregada de negociar a questão.
Aoun encarregou Elias Bou Saab, o vice-presidente do parlamento que negociou em nome do Líbano nas conversas indiretas sobre a fronteira com Israel, para chefiar uma delegação a Damasco na próxima semana para iniciar as discussões, segundo a Reuters.
Panorama internacional
Em território disputado com Líbano, Israel tem 'plano de segurança' com EUA para extração de gás
A delegação incluirá os ministros das Relações Exteriores e dos Transportes libaneses, bem como o chefe da agência de Segurança Geral, Abbas Ibrahim, relata a mídia.
Aoun disse ao sírio Assad que o Líbano estava ansioso "para iniciar negociações com a Síria para delinear sua fronteira marítima ao norte".
No dia 12, Tel Aviv e Beirute chegaram a acordo histórico, mediado pelos EUA, e resolveram uma longa disputa de fronteira marítim, conforme noticiado.
Comentar