Panorama internacional

MRE da Rússia recomenda que Portugal não forneça helicópteros russos à Ucrânia

O Ministério das Relações Exteriores russo criticou a decisão do governo português de dar helicópteros a Kiev, que não vê como ajuda às relações entre Moscou e Lisboa.
Sputnik
Moscou insta Lisboa a se abster de enviar helicópteros russos de combate a incêndios para a Ucrânia, caso contrário, isso desacreditará Portugal como um parceiro de confiança, disse Maria Zakharova, representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
A diplomata afirmou que a decisão de enviar as seis aeronaves violaria os compromissos assumidos por Lisboa quando comprou os helicópteros. Segundo os acordos, a transferência de helicópteros para outros países é proibida sem o consentimento da Rússia.
Operação militar especial russa
Militares ucranianos deixam suas posições ao ouvir ruído dos helicópteros russos, conta piloto
"A Rússia não deu seu consentimento para tal transferência, especialmente porque Lisboa não está entregando helicópteros russos com o objetivo de combater incêndios. Pedimos aos colegas que mudem de ideia e se abstenham de passos que desacreditam completamente Portugal como parceiro de confiança, e que riscam as páginas de nossa cooperação mutuamente benéfica e antes mutuamente respeitosa", comunicou Zakharova.
Na quarta-feira (19), António Costa, primeiro-ministro de Portugal, anunciou que transferiria à Ucrânia seis helicópteros de combate a incêndios Kamov, em resposta a um requisito de Kiev.
Comentar