Panorama internacional

China está decidida a conseguir a reunificação com Taiwan em menos tempo, diz Blinken

A China tomou a decisão de tomar Taiwan em um "cronograma muito mais rápido" do que se pensava anteriormente,disse nesta segunda-feira (17) o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.
Sputnik
"Houve uma mudança na abordagem de Pequim em relação a Taiwan nos últimos anos", disse Blinken em um evento na Universidade de Stanford, na Califórnia, avança Bloomberg.
A China tomou a "decisão fundamental de que o status quo já não é aceitável", e está "decidida a conseguir a reunificação em um prazo muito mais curto", acrescentou, sem fornecer mais informações.
As declarações do principal responsável pela diplomacia dos EUA ocorrem depois que o presidente da China, Xi Jinping, reiterou no domingo (16), durante o seu discurso de abertura no XX Congresso do Partido Comunista, o empenho de seu país em avançar com o processo reunificação pacífica com Taiwan sem excluir totalmente a possibilidade de recurso à força.

"Com todos os nossos esforços, insistimos sinceramente na perspectiva de uma reunificação pacífica, mas nunca prometeremos renunciar ao uso da força e nos reservarmos a possibilidade de tomar todas as medidas necessárias contra a interferência de forças externas e contra um número extremamente pequeno de separatistas pró-independência de Taiwan", disse Xi.

Panorama internacional
EUA aumentam ajuda militar proposta a Taiwan para US$ 10 bilhões, copiando 'modelo da Ucrânia'
Taiwan tem um governo independente da China continental desde 1949. Pequim vê a ilha como sua província, enquanto Taiwan afirma ser um país autônomo.
Comentar