Panorama internacional

EUA e Suécia assinam acordo de cooperação militar, relata mídia

Os dois países concluíram um reforço de cooperação militar em meio à adesão sueca à OTAN, com Washington prometendo apoiar Estocolmo em caso de uma guerra na Europa.
Sputnik
A Suécia assinou um novo acordo de cooperação militar com os EUA para fortalecer suas fronteiras, informou no domingo (16) a emissora sueca SVT.
O novo acordo ampliará as possibilidades de operações e exercícios militares conjuntos para os dois países, particularmente durante o processo de adesão da Suécia à OTAN, de acordo com a SVT.
James McConville, chefe do Estado-Maior do Exército dos EUA, sublinhou que na atual situação internacional a cooperação tem a maior importância.
"O Exército dos Estados Unidos fornecerá tropas e apoio conforme a orientação de nossa liderança", disse McConville à SVT.
Atualmente os EUA e a Suécia estão cooperando estreitamente na área militar, disse McConville, acrescentando que os EUA estão preocupados com a situação no Ártico, e que os militares suecos são especialistas nesta região.
Operação militar especial russa
Suécia enviará munições de artilharia no valor de US$ 46,4 milhões à Ucrânia
Por sua vez, Karl Engelbrektson, comandante-em-chefe do Exército da Suécia, declarou que uma aliança militar com os EUA seria útil no caso de uma guerra começar na Europa.
Em 18 de maio, quase três meses depois que a Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia, a Finlândia e Suécia apresentaram seus pedidos de adesão à OTAN, abandonando décadas de neutralidade. Eles aguardam agora a ratificação de seus pedidos de adesão à OTAN. Até 6 de outubro, 28 dos 30 países já completaram o procedimento formal para receber a Finlândia e a Suécia na aliança. As candidaturas ainda não foram ratificadas pela Turquia e Hungria.
Comentar