Panorama internacional

Representante russo: Moscou não prevê ogivas nucleares em Belarus, mas medirá passos da OTAN

A criação de instalações para armazenamento de ogivas nucleares em Belarus não está prevista, afirmou Konstantin Vorontsov, vice-chefe da delegação russa em uma reunião do Primeiro Comitê da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Sputnik
"A criação em Belarus de instalações para armazenar ogivas nucleares também não está prevista. Elas continuarão concentradas em armazéns centrais dentro do território da Rússia", disse Vorontsov.
Segundo ele, o treinamento de militares belarussos será realizado em centros de treinamento russos de acordo com programas que excluem questões de operação de ogivas nucleares.
No entanto, o representante russo frisou que Moscou vai "medir novos passos" dos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
"[...] estamos monitorando cuidadosamente o desenvolvimento dos eventos após a recente declaração da liderança polonesa sobre um apelo oficial aos Estados Unidos sobre a questão do envio de armas nucleares americanas para território polonês", disse o diplomata, acrescentando que "a natureza extremamente desestabilizadora de tal passo é simplesmente óbvia".
De acordo com Vorontsov, no caso de uma deterioração significativa da situação político-militar na região, com aumento das ameaças nucleares, "nos reservamos o direito de tomar medidas adicionais para garantir a segurança do Estado da União".
Panorama internacional
Exercício nuclear da OTAN contará com bombardeiros estratégicos B-52 dos EUA, revela Casa Branca
Comentar