Panorama internacional

Kremlin comenta fala de Zelensky sobre ataque russo a gasodutos: 'Não atiramos no próprio pé'

O Kremlin afirmou nesta quinta-feira (13) ter detido sabotadores durante tentativa de explodir oleoduto TurkStream em território russo e rebateu a declaração do presidente ucraniano Vladimir Zelensky.
Sputnik
Vários sabotadores foram detidos durante uma tentativa de explodir o oleoduto TurkStream em território russo, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres, nesta quinta-feira.
"Sabotadores foram levados, várias pessoas foram detidas — eles queriam explodir [o TurkSteam] em nosso território, por terra", disse o porta-voz.
Sobre os comentários do presidente ucraniano Vladimir Zelensky que insinuou que Moscou planeja atacar sua infraestrutura de transporte de gás, Peskov afirmou que "nós [na Rússia] não costumamos dar um tiro no próprio pé".
O Kremlin tem alertado o Ocidente sobre as sabotagens no Nord Stream (Corrente do Norte) no mar Báltico e a necessidade de um esforço conjunto para que sejam realizadas investigações sobre a questão, algo que tem sido ignorado ou negado por alguns desses países. De acordo com Moscou, uma investigação própria vai ser realizada.
Apesar do TurkStream ser um importante gasoduto conectando Rússia e Turquia, suas capacidades não substituiriam o Nord Stream, afirmou Peskov.
Panorama internacional
Suécia negará participação russa em investigação sobre sabotagem do Nord Stream, diz premiê
Comentar