Operação militar especial russa

Alemanha divulga avaliação de 2021 do impacto do Nord Stream 2 na segurança energética

O Ministério da Economia da Alemanha divulgou a avaliação de 2021 das consequências que o lançamento do gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) teria na segurança energética da Alemanha e da União Europeia (UE).
Sputnik
O parecer de 54 páginas foi publicado a pedido da revista Spiegel e tinha sido adotado em 26 de outubro de 2021, durante os últimos dias da chancelaria de Angela Merkel, quando o atual titular Olaf Scholz ainda era seu vice.
"A avaliação chega à conclusão geral de que a certificação não coloca em risco a segurança do abastecimento de gás da Alemanha e da União Europeia", indica o parecer.
O estudo reconheceu que a UE dependia de importações para quase 90% de seu consumo de gás natural, mas concluiu que a certificação da segunda ligação de gás para a Rússia aumentaria a resiliência do bloco.
"O Nord Stream 2 aumenta a segurança do fornecimento de gás europeu porque permite o fornecimento de gás de novos campos na península de Yamal", aponta .
A construção do Nord Stream 2 foi concluída em setembro de 2021, mas a Alemanha atrasou sua certificação operacional e interrompeu o processo indefinidamente em fevereiro, pouco antes de a Rússia lançar sua operação militar especial na Ucrânia.
Panorama internacional
Rússia está pronta para fornecer gás em linha do Nord Stream 2 não danificada, diz vice-premiê russo
Comentar