Panorama internacional

Congressistas dos EUA propõem barrar vendas de armas à Arábia Saudita por 1 ano

Nesta terça-feira (11), dois congressistas democratas Richard Blumenthal e Ro Khanna apresentaram um projeto de lei para suspender todas as vendas de armas dos Estados Unidos à Arábia Saudita por um ano.
Sputnik
Segundo o texto do projeto de lei, a suspensão temporária impacta "todas as vendas comerciais diretas propostas e vendas militares estrangeiras" de armamento e munições ao reino da Arábia Saudita. A suspensão também incluiria peças de reparação e prestação de serviços do governo e de empreiteiras dos EUA no apoio logístico ao governo saudita.
Mais cedo, o porta-voz da Casa Branca, John Kirby, disse que o presidente norte-americano, Joe Biden, reavaliará as relações entre Washington e a Arábia Saudita após a recente decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (OPEP+), liderada por Riad, decidiu recentemente cortar a produção de petróleo.
Tanques de armazenamento da Reserva Estratégica de Petróleo dos EUA no Terminal Sunoco, perto de Nederland, Texas
Diante da decisão, Biden anunciou a venda de partes das reservas estratégicas de petróleo norte-americanas e teria pressionado os sauditas a adiar a decisão em uma tentativa de evitar que os preços dos combustíveis disparassem antes das eleições nos EUA, que ocorrem em menos de um mês. Segundo a declaração de Kirby, o presidente norte-americano está disposto a discutir a questão com membros do Congresso.
Na semana passada, a OPEP+ anunciou a redução da produção de petróleo em dois milhões de barris por dia a partir de novembro. A medida é uma resposta à incerteza nas perspectivas do mercado global de petróleo, em parte causada por sanções ocidentais contra o setor de energia da Rússia e os planos do G7 de introduzir um limite de preço para o petróleo russo.
Comentar