Panorama internacional

Belarus diz que Ucrânia explodiu quase todas as pontes entre os países e plantou minas na fronteira

A Ucrânia explodiu quase todas as pontes transfronteiriças e plantou minas na fronteira com Belarus, disse neste domingo (9) o presidente do Comitê de Fronteira do Estado de Belarus, general Anatoly Lappo.
Sputnik

"A partir de hoje, praticamente todas as pontes transfronteiriças foram explodidas, tanto rodoviárias quanto ferroviárias, e as estradas fronteiriças estão todas minadas. A ponto de plantar minas antitanque em três fileiras nas estradas", disse Lappo à emissora estatal CTV.

O funcionário destacou que as forças de defesa territorial da Ucrânia, em vez de atuarem como guardas de fronteira, patrulham a linha entre os dois países.

"Estamos sob pressão, eles estão mirando em nossos guardas de fronteira, às vezes atirando para o ar, há reconhecimento aéreo constante", apontou Lappo.

No início de outubro, o presidente belarusso, Aleksandr Lukashenko, disse que a Ucrânia continuava a fazer provocações na fronteira com Belarus, mobilizando até 15.000 militares.
O mandatário enfatizou que as tropas de seu país não participam da operação militar especial da Rússia nas fronteiras russas e que Minsk deve evitar possíveis ataques ao território belarusso da Polônia, Lituânia e Letônia.
Panorama internacional
Belarus fala em 'tomar medidas' contra implantação de armas nucleares dos EUA na Polônia
Comentar