Operação militar especial russa

Egito próximo de ser mais um país que aceitará sistema de pagamento russo Mir

O sistema de pagamento russo Mir pode começar a funcionar no Egito nos próximos dias, informou a imprensa egípcia neste sábado (8).
Sputnik
De acordo com o jornal Al-Shorouk, que cita fontes do governo do Egito, a introdução do sistema Mir e o início das transações com rublos russos em bancos egípcios e resorts turísticos começarão nos próximos dias.
A decisão sobre as transações em rublos não foi influenciada pela suspensão da Turquia do sistema de pagamento Mir da Rússia devido a possíveis sanções dos EUA, escreve a publicação.
Turistas russos na Turquia usaram a Mir como alternativa à Visa e Mastercard, que suspenderam as operações na Rússia em março, depois que Moscou lançou sua operação militar na Ucrânia em fevereiro.
Os titulares de cartões bancários Visa e Mastercard emitidos na Rússia não podem mais pagar por bens e serviços fora da Rússia.
Panorama internacional
Financial Times: EUA e União Europeia pressionam Turquia por adesão ao sistema de pagamentos Mir
O embaixador russo no Egito, Georgy Borisenko, disse em setembro que Moscou estava conversando com o Banco Central do Egito sobre o possível uso de cartões Mir.
O Banco da Rússia desenvolveu seu próprio sistema de pagamento chamado Mir em 2015, em meio à pressão das sanções ocidentais.
Na semana passada, o Ziraat Bank da Turquia, o Isbank e o DenizBank abandonaram o uso do sistema de pagamento russo Mir.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que os bancos turcos tomaram a decisão sob pressão "sem precedentes" dos Estados Unidos e em meio às ameaças de Washington de impor sanções secundárias contra Ancara.
Em 15 de setembro, o Tesouro dos EUA disse que sanções seriam aplicadas contra instituições financeiras que apoiam a rede de pagamentos Mir fora da Rússia.
Panorama internacional
Angola pode aderir ao sistema de pagamentos Mir da Rússia, diz embaixador angolano
Comentar