Panorama internacional

Brasil, África do Sul estão entre novos possíveis compradores de petróleo russo, revela Bloomberg

A agência aponta que a alteração dos fluxos mundiais de petróleo poderia redirecionar em parte as exportações de outros países da OPEP.
Sputnik
A Rússia poderia encontrar novos mercados para cerca de metade das exportações de petróleo bruto que a União Europeia (UE) deixará de comprar a partir do mês de dezembro, escreve nesta sexta-feira a agência Bloomberg, citando um relatório da empresa de dados energéticos Kpler.
De acordo com a notícia, neste inverno no Hemisfério Norte, a Indonésia, Paquistão, Brasil, África do Sul, Sri Lanka e alguns países do Médio Oriente poderiam comprar juntos até um milhão de barris diários de petróleo à Rússia.
Detalha-se que o Oriente Médio, que poderia receber até 500.000 barris por dia da Rússia nos próximos meses, pode redirecionar o petróleo vendido anteriormente no mercado interno para os mercados de exportação.
Desta forma, a agência assinala que a redistribuição dos fluxos mundiais de petróleo poderia deslocar em parte as exportações de outros países da OPEP+.
Em particular, a Indonésia poderia desistir dos suprimentos da Nigéria, e o Paquistão poderia diminuir os fornecimentos da Arábia Saudita.
Panorama internacional
Alemanha vai tomar a posse sobre 3 refinarias russas; saiba por que isso é um tiro no pé do país
No início de junho, a UE adotou o sexto pacote de sanções contra a Rússia pela sua operação militar na Ucrânia. A seguir, os países europeus decidiram proibir o fornecimento de petróleo e de alguns produtos petrolíferos da Rússia ao bloco, especificando que a aplicação da medida levará seis meses para o petróleo bruto, e até oito meses para os produtos derivados de petróleo.
Comentar