Panorama internacional

Em 1ª viagem ao exterior desde a pandemia, Xi chega ao Cazaquistão e reforça laços na Ásia Central

O presidente chinês Xi Jinping chegou a Nursultan nesta quarta-feira (14) para uma visita de Estado ao Cazaquistão, a primeira visita estrangeira do principal líder chinês desde a pandemia de COVID-19, ressaltando suas relações bilaterais com o país da Ásia Central.
Sputnik
De acordo com o Global Times, o Cazaquistão é considerado um parceiro estratégico para Pequim por servir de ponte entre a China, Ásia Central e Europa, sendo a primeira vez em que a Iniciativa do Cinturão e Rota foi mencionada por Xi.
Alguns especialistas chineses também apontaram que o Cazaquistão vem encontrando um equilíbrio entre China e Rússia em termos de influência política, o que fortalece os laços entre os países da região que vêm sofrendo pressões geopolíticas, especialmente dos EUA.
Segundo a mídia chinesa, Xi foi calorosamente recebido pelo presidente cazaque, Kassym-Jomart Tokaev, junto com o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores, Mukhtar Tileuberdi, no aeroporto.
No ano em que as relações diplomáticas entre os Estados comemoram seu 30º aniversário, a visita do presidente Xi busca injetar um novo impulso entre eles. Ainda na segunda-feira (12), o embaixador chinês no Cazaquistão, Zhang Xiao, afirmou que a visita de Xi abre um novo capítulo e mais 30 anos dourados de relações bilaterais entre os países.
Panorama internacional
EUA consideram sancionar China para impedir ação em Taiwan enquanto Taipé pressiona UE, diz Reuters
Para Zhang, as relações bilaterais entre China e Cazaquistão resistiram a uma situação internacional em mudança, e os dois países têm se apoiado firmemente em questões relacionadas a seus interesses centrais, dando uma importante contribuição para a paz e estabilidade regional e mundial.
Em um artigo assinado pelo presidente Xi intitulado "Aproveitar o passado para avançar mais nas relações China-Cazaquistão", publicado na terça-feira (13) no jornal Kazakhstanskaya Pravda antes de sua visita de Estado, o líder chinês descreveu os dois países como bons amigos e parceiros e assinalou seu desejo de aprofundamento na cooperação entre eles.
Após a visita de Estado ao Cazaquistão, Xi também vai visitar o Uzbequistão e vai participar da cúpula da Organização da Cooperação de Xangai (OCX), uma ocasião estrategicamente importante de reunião de líderes mundiais, como o presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
Comentar