Panorama internacional

Quatro navios, com 64,6 mil toneladas de grãos, são autorizados a deixar a Ucrânia, diz JCC

Neste domingo (11), o Centro de Coordenação Conjunta (JCC, na sigla em inglês), com sede em Istambul, autorizou a saída de mais quatro navios de portos ucranianos como parte da iniciativa de grãos do mar Negro.
Sputnik
Os quatro navios — Win Sino, s-Brilliant, Oris Sofi, Ahmet Can — transportarão um total de 64.657 toneladas métricas de grãos e produtos alimentícios para fora da Ucrânia, disse o JCC no domingo. Dois dos navios sairão de Chornomorsk.
Um deles levará 27,5 mil toneladas de trigo para a Espanha, enquanto outro seguirá para o Líbano com 6.857 toneladas de milho a bordo. Neste domingo (11), mais de 2,6 milhões de toneladas de produtos alimentícios foram transportados para fora dos portos ucranianos via mar sob o acordo de grãos de Istambul, disse o JCC no domingo.
Porto marítimo de Odessa, no noroeste da Crimeia, às margens do mar Negro, em 10 de outubro de 1990
Em 22 de julho, Rússia, Ucrânia e Turquia assinaram uma iniciativa intermediada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para estabelecer um corredor marítimo humanitário para navios com exportações de alimentos e fertilizantes saindo dos portos do mar Negro.
Três portos-chave ucranianos foram liberados: Odessa, Chornomorsk e Yuzhne. Além disso, um centro de coordenação conjunta, o JCC, foi criado para monitorar a implementação da iniciativa. No sábado (10), um levantamento da agência turca Anadolu apontou que mais de 105 navios, com 2,5 milhões de toneladas de produtos agrícolas, já deixaram esses portos desde a implementação do acordo.
Comentar