Panorama internacional

Kremlin: por telefone, Putin e Macron discutem questões de segurança relativas à Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, discutiu a situação na Ucrânia com foco na garantia de segurança da usina nuclear de Zaporozhie com o presidente francês Emmanuel Macron, disse o serviço de imprensa do Kremlin neste domingo (11).
Sputnik
"Por iniciativa do lado francês, o presidente russo Vladimir Putin teve uma conversa telefônica com o presidente francês Emmanuel Macron. Uma troca de pontos de vista detalhada e franca sobre a situação na Ucrânia com foco em questões de garantia da segurança da usina nuclear de Zaporozhie", disse o serviço de imprensa em comunicado.
Segundo o Kremlin, Putin informou o líder francês sobre as medidas tomadas por especialistas russos para proteger a usina e chamou a atenção para os ataques regulares ucranianos às instalações da mesma, incluindo à instalação de armazenamento de resíduos radioativos.
O serviço de imprensa acrescentou que ambos os líderes expressaram sua prontidão mútua para uma interação não politizada com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre a situação em torno da usina nuclear.
Operação militar especial russa
Kiev interrompe fluxo de eletricidade de usina de Zaporozhie ao território da Ucrânia

Segurança alimentar

O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente francês, Emmanuel Macron, discutiram a segurança alimentar e reafirmaram que os grãos exportados dos portos do mar Negro devem ser direcionados para países em desenvolvimento, disse o serviço de imprensa do Kremlin neste domingo.
"Durante a discussão dos problemas de segurança alimentar global, foi reafirmado que os grãos exportados dos portos do mar Negro devem ser direcionados principalmente para satisfazer as necessidades dos países em desenvolvimento", disse o órgão no comunicado.
Segundo o Kremlin, Putin também enfatizou que a Comissão Europeia não deve impedir o fornecimento de produtos agrícolas e fertilizantes russos para a África, Oriente Médio e América Latina.
Ambos os líderes concordaram em continuar o diálogo sobre o assunto em diferentes níveis, acrescentou o Kremlin.
Panorama internacional
Putin sobre proibição de entregar fertilizantes russos através de portos europeus: 'É discriminação'
Comentar