Panorama internacional

Suíça diz que área próxima à Alemanha será proposta para depósito de lixo nuclear

Escritório Federal Suíço de Energia (BFE, na sigla em inglês) disse neste sábado (10) que uma área no norte da Suíça, perto da fronteira com a Alemanha será proposta como local para um depósito de resíduos nucleares subterrâneos.
Sputnik
A empresa por trás do projeto, a Cooperativa Nacional para Eliminação de Resíduos Radioativos [NAGRA, na sigla em inglês], criada por operadores de usinas nucleares e pelo governo, planeja propor a área do norte de Laegern, norte de Zurique e perto da fronteira com a Alemanha, BFE disse a porta-voz, Marianne Zuend.

A construção do depósito deve começar em 2045, segundo a Reuters.

"Este é apenas um anúncio de onde eles [NAGRA] gostariam de construir. Todos os detalhes terão que ser elaborados agora pelo Nagra para serem colocados na demanda oficial que eles apresentarão em cerca de dois anos às autoridades", disse Zuend citada pela mídia e acrescentando que o BFE estava supervisionando o processo.

De acordo com a mídia, o chamado repositório geológico profundo para combustível nuclear usado e outros resíduos radioativos ainda não foi aprovado pelo governo e pelo Parlamento, um processo que levará anos.
A porta-voz também disse que uma entrevista coletiva será realizada na segunda-feira (12) para anunciar o local proposto, acrescentou ela.
Comentar