Panorama internacional

Putin é o 1º líder mundial a parabenizar o rei Charles III pela ascensão ao trono, diz mídia

Neste sábado (10), a mídia britânica reportou que o presidente russo, Vladimir Putin, foi o primeiro líder mundial a parabenizar o rei Charles III pela recente ascensão ao trono britânico.
Sputnik
Mais cedo, o rei Charles III foi oficialmente proclamado o novo monarca do Reino Unido no Palácio de St. James, em Londres. Após o falecimento de Elizabeth II, seu filho mais velho, Charles III, tornou-se o novo rei do Reino Unido imediatamente, mas a cerimônia oficial ocorreu apenas neste sábado (10).
Conforme publicou o jornal britânico The Telegraph, Putin foi o primeiro líder mundial a parabenizar o rei Charles III, enviando um telegrama com "felicitações sinceras" ao novo rei britânico.
"Desejo a Sua Majestade sucesso, boa saúde e tudo de bom", diz o telegrama, segundo o jornal.
Novo monarca do Reino Unido Charles III durante a reunião do Conselho de Ascensão ao trono, no Palácio de St. James, 10 de setembro de 2022
O Telegraph destacou ainda que ambos já se encontraram "algumas de vezes", inclusive durante a visita de Estado de Putin ao Reino Unido, em 2003.
A rainha Elizabeth II faleceu na quinta-feira (8), aos 96 anos, no castelo de Balmoral, na Escócia, cercada por sua família.
A monarca esteve por mais de 70 anos no trono britânico — o mais longo reinado até então. O funeral da rainha está previsto para o dia 19 de setembro.
Comentar