Panorama internacional

Político da China: luta contra hegemonia dos EUA é parte importante da cooperação com Rússia

Oposição conjunta à hegemonia dos EUA é uma importante área da cooperação estratégica entre a China e a Rússia, declarou Li Zhanshu, presidente do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo da China durante um encontro com os líderes dos partidos com representação parlamentar da Rússia.
Sputnik
"Outra área importante da nossa cooperação estratégica é nossa oposição conjunta à política de hegemonia e perseguição e à política de força dos EUA. Observamos como os americanos agora consideram a China e a Rússia como seus adversários estratégicos para manter seu domínio no mundo. E seguem uma dupla contenção contra nós", disse político chinês.
De acordo com ele, trata-se da expansão descontrolada da OTAN para o leste e da profunda interferência nos assuntos da região da Ásia-Pacífico.
"Eles criam estruturas estreitas de blocos [militares], bem como conduzem uma estratégia do Indo-Pacífico precisamente para restringir o nosso desenvolvimento através de dois oceanos – o Pacífico e o Índico. Deste ponto de vista a urgência de fortalecimento da nossa cooperação estratégica vai somente aumentar e nós vamos lutar em conjunto contra sua hegemonia e política de força", disse presidente do comitê chinês.
Panorama internacional
EUA usam Taiwan para provocar e tentar causar danos à China, diz diplomata russo
Li Zhanshu está em visita oficial à Rússia a convite do presidente da câmara baixa do Parlamento russo, Vyacheslav Volodin.
Anteriormente, político da China participou do Fórum Econômico do Oriente, onde havia se reunido com o presidente russo Vladimir Putin.
Comentar