Panorama internacional

Países europeus aumentam demanda por fogões turcos em meio à crise de energia, diz mídia

A Turquia começou a receber inúmeros pedidos de países europeus para o fornecimento de fogões devido ao agravamento da crise de energia, informou o jornal turco Yeni Safak nesta sexta-feira (9), citando representantes da indústria.
Sputnik
Segundo o fabricante de fogões de Ancara, Gokhan Aybar, os pedidos do exterior aumentaram nos últimos quatro meses, diz a matéria.
"Embora tenhamos cinco a seis vendas no exterior no ano passado, enviamos mais de 100 peças para a Europa até setembro. Além disso, somente nesta semana recebemos 125 pedidos de embarque para a Itália", disse Aybar ao Yeni Safak.
O aumento da popularidade dos fogões é atribuído aos altos preços da energia na Europa. As pessoas não podem usar o gás natural, por isso compram e transferem fogões da Turquia, afirmou o fabricante.
Aybar observou que nas cidades de Edirne e Kırklareli, na Turquia, o interesse pelos fogões também aumentou entre os europeus.
"No inverno passado, minha última conta de gás foi de 157 euros [cerca de R$ 826]. Nos Países Baixos, o governo ajuda os desempregados, mas não há o menor apoio para as pessoas que trabalham", disse Orhan Altiparmak, que mora nos Países Baixos, ao jornal.
Altiparmak acrescentou que muitos cidadãos holandeses começaram a experimentar diferentes métodos de aquecimento, como fogões e aquecedores elétricos.
A Europa está atualmente enfrentando um aumento sem precedentes nos preços da energia, exacerbado pelas sanções ocidentais à Rússia por sua operação militar especial na Ucrânia.
Panorama internacional
Europa está caminhando para capitular ante a Rússia por causa do gás, diz jornal turco
Comentar