Ciência e sociedade

Astrônomos britânicos descobrem 2 'superterras' potencialmente habitáveis

Uma equipe de astrônomos liderados pelos cientistas da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, anunciou ter descoberto dois planetas rochosos, com um podendo ser o segundo exoplaneta com as maiores chances de ser habitável descoberto até agora.
Sputnik
Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica Astronomy & Astrophysics.
Os planetas orbitam uma estrela anã vermelha que se encontra a uma distância de 100 anos-luz da Terra. O sistema é designado como o LP 890-9b ou também o SPECULOOS-2c, e seus objetos já haviam sido vistos antes, mas sabíamos pouco sobre o sistema.
Apenas alguns detalhes são conhecidos sobre o SPECULOOS-2c: o planeta interno do sistema chamado LP 890-9b é aproximadamente 30% maior do que a Terra e orbita a estrela em apenas 2,7 dias terrestres.
Primeiramente, este foi detectado pela nave espacial da NASA TESS como candidato para um planeta potencial, e logo depois seu status "planetário" foi confirmado pelos telescópios SPECULOOS. E isso permitiu encontrar o segundo planeta LP 890-9c.
Esse se parece em tamanho com o primeiro, sendo cerca de 40% maior do que a Terra, mas levando 8,4 dias para orbitar sua estrela.
No futuro, os pesquisadores esperam estudar a atmosfera deste planeta potencialmente habitável.
Em agosto de 2022, os astrônomos conseguiram pela primeira vez provar a presença do dióxido de carbono na atmosfera de um exoplaneta graças ao Telescópio Espacial James Webb.
Ciência e sociedade
Telescópio Espacial James Webb revela 1ª IMAGEM direta de um exoplaneta gigante
Comentar