Ciência e sociedade

Nuvens de areia são descobertas na atmosfera de estrela anã marrom

Um novo estudo determinou que o objeto subestelar, designado como VHS 1256 b, apresenta menos de 20 massas de Júpiter, é relativamente jovem e tem uma atmosfera de cor avermelhada.
Sputnik
Uma equipe internacional de astrônomos apresentou a primeira imagem espectral de alta fidelidade de um objeto de massa planetária, elaborada usando dados de dispositivos a bordo do Telescópio Espacial James Webb da NASA, segundo a revista Astrobites.
Segundo os especialistas, a imagem corresponde a uma anã marrom, denominada como VHS 1256 b, que está localizada a 72 anos-luz de distância da Terra, na constelação do Corvo.
O estudo indicou que a anã marrom é um objeto subestelar relativamente jovem, com menos de 20 massas de Júpiter, e tem uma atmosfera avermelhada, devido à baixa gravidade de sua superfície, que faz com que as nuvens permaneçam na atmosfera superior, mesmo em temperaturas mais frias.
Ciência e sociedade
Brilhante encontro de estrelas é flagrado pelo Hubble (FOTO)
O estudo revelou que nas nuvens foi identificada a presença de partículas de silicato em sua composição, ou seja, pode se dizer que suas nuvens são feitas de areia.
Além disso, a equipe identificou a existência de água, metano, bem como monóxido e dióxido de carbono em sua atmosfera.
Comentar