Panorama internacional

Erdogan fala sobre 'superioridade' da Turquia sobre a Grécia

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan afirmou que a Grécia não se equipara à Turquia – nem do ponto de vista político, nem econômico ou militar.
Sputnik

"Quero aproveitar a oportunidade para mais uma vez vos lembrar sobre a Grécia, que nos últimos tempos intensificou o seu assédio e audácia em relação ao nosso país. A Grécia não é igual a nós política, econômica ou militarmente, portanto também não é nosso adversário", defendeu Erdogan após uma reunião do Conselho de Ministros.

As suas palavras são citadas pela agência Anadolu.
O líder turco lembrou seu périplo balcânico que se inicia hoje (6).

"A Turquia, como promotora da paz, da tranquilidade, do desenvolvimento e da justiça nesta região, onde nos últimos tempos a tensão tem se agravado, segue cumprindo os seus deveres", salientou o presidente.

Panorama internacional
Erdogan acusa Grécia de 'ocupar' ilhas no mar Egeu: 'Pagará um preço alto'
Além disso, na próxima semana, segundo o líder turco, está prevista uma reunião da Organização para Cooperação de Xangai no Uzbequistão. Erdogan sublinhou que, durante o evento, a delegação turca procuraria caminhos para promover os interesses da Turquia na Ásia Central e Oriental.
A Grécia e a Turquia, aliadas na OTAN, têm várias vezes se encontrado à beira de um confronto militar devido às disputas territoriais. Em 23 de agosto, as tensões se agravaram de novo, quando, conforme o Ministério da Defesa turco, a Grécia usou o sistema de mísseis terra-ar S-300, de fabricação russa, para interceptar e escoltar jatos turcos F-16 que realizavam uma missão da OTAN. Atenas, por sua vez, rejeitou as acusações.
Grécia tentou interceptar avião turco que exercia missão da OTAN, segundo relatos
Nos últimos dias, a retórica de ambos os lados se tornou mais dura. Assim, o presidente turco Erdogan afirmou no sábado (3) que a Grécia ameaça a Turquia com os sistemas de defesa aérea S-300 e pagaria "um preço alto" caso continuasse.
Segundo o ministro da Defesa turco Hulusi Akar, a Grécia ignora o direito internacional e as relações de boa vizinhança.
Comentar