Panorama internacional

Fornecendo armas à Ucrânia, Alemanha está de fato 'em guerra' com a Rússia, diz jornal

Fornecendo armas à Ucrânia, a Alemanha está "de fato" envolvida em uma guerra com a Rússia e, no futuro, pode passar para um conflito armado direto, declarou no Junge Welt o antigo editor-chefe do jornal, Arnold Scholzel.
Sputnik
"A Alemanha está a caminho de um rearmamento sem precedentes. Armada até os dentes, a Alemanha pode passar para o próximo passo – para a guerra com a Rússia, na qual a Alemanha já está de fato envolvida com o fornecimento de armas a Ucrânia", escreveu Scholzel.
O jornalista lembrou que na segunda-feira (29) o chanceler alemão Olaf Scholz, em um discurso em Praga, disse que a União Europeia precisa expandir suas capacidades militares.
O conflito na Ucrânia é usado apenas como um pretexto para a militarização, tendo o próprio processo começado há muito tempo.
Panorama internacional
Alemanha está dividida: políticos estaduais voltam a apelar para Berlim negociar com Rússia
Desta forma, ressalta o autor, o orçamento do Ministério da Defesa alemão está crescendo desde 2015, e a compra de caças F-35 dos EUA, capazes de transportar armas nucleares, foi iniciada ainda pelo governo da ex-chanceler Angela Merkel, indicou o antigo editor-chefe.
O colunista explicou que, de acordo com os planos da liderança alemã, um incremento significativo está previsto para 2025, quando o orçamento militar deve aumentar em 25%.
Ao mesmo tempo, há um ano atrás, o gasto total em defesa dos países da OTAN já excedia o da Rússia em 18 vezes, e no futuro essa vantagem será aumentada para 25 vezes.
A Rússia tem repetidamente notado que a OTAN visa o confronto. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov disse que a expansão do bloco não trará mais segurança à Europa.
Comentar