Panorama internacional

MD da Rússia: Ucrânia tenta avançar em Nikolaev e outras direções, mas sofre baixas significativas

As tropas russas, com o apoio das forças das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, romperam as defesas das Forças Armadas da Ucrânia em Donbass, disse nesta sexta-feira (2) Sergei Shoigu, ministro da Defesa da Rússia.
Sputnik
"Nas duas últimas semanas, as Forças Armadas da Rússia, com as unidades das milícias populares das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, assumiram o controle de um importante centro de defesa das Forças Armadas da Ucrânia no povoado de Peski. Foi quebrada a defesa escalonada e preparada do ponto de engenharia dos nacionalistas", informou o ministro russo.
Durante a retirada, o Exército ucraniano deixou um grande número de armas e soldados feridos. Shoigu ressaltou que todos os feridos receberam assistência médica de qualidade dos médicos militares russos.
Forças Armadas russas continuarão a libertação de Donbass e criação de condições que garantam a segurança da Rússia no decorrer da operação militar especial na Ucrânia.
"Vamos continuar libertando Donbass e criando condições que garantam a segurança da Federação da Rússia", frisou Shoigu.
Ucrânia continua tentando realizar uma ofensiva na área de Nikolaev e em outras direções e está sofrendo perdas significativas, disse Shoigu.
"Na direção de Kherson-Nikolaev, na área de Aleksandrovka, nossas tropas chegaram à fronteira administrativa da região de Nikolaev. Foi libertada a cidade de Blagodatnoe. Continua a tentativa de ofensiva das Forças Armadas da Ucrânia [na direção] de Nikolaev-Krivoi Rog e outras direções, o adversário está sofrendo perdas significativas", declarou o ministro.
O fluxo de mercenários para a Ucrânia diminuiu em mais de 3,5 vezes no contexto das altas perdas de Kiev. Desde o início da operação especial em 24 de fevereiro foram eliminados 2.831 mercenários, afirmou o ministro.
Operação militar especial russa
Forças russas eliminam grupo tático de desembarque da Ucrânia perto da usina nuclear de Zaporozhie
Além disso, em agosto, no âmbito da operação especial, os meios da defesa antiaérea da Rússia interceptaram 226 projéteis de sistemas de lançamento múltiplo de foguetes Himars de fabricação dos EUA.
Durante a reunião nesta sexta-feira (2), Shoigu afirmou que o atual sistema de treinamento do pessoal das Forças Armadas da Rússia possibilita formar inteiramente o ramo militar russo com profissionais.
Comentar