Panorama internacional

EUA abusam da liberdade de navegação para causar discórdia no Pacífico, diz mídia

O jornal China Daily observou que os EUA estão abusando das chamadas operações de liberdade de navegação no estreito de Taiwan em prol de seus interesses.
Sputnik
Além disso, a mídia destaca que Taiwan é parte da China e que Pequim permite a passagem das embarcações estrangeiras pela região por cortesia diplomática.

"Ninguém fala sobre a enorme distância entre os EUA e a China, que deixa claro quem é o verdadeiro agressor. A Marinha norte-americana atravessa o oceano Pacífico para chegar ao mar do Sul da China e ao estreito de Taiwan", enfatizou a mídia.

Além da passagem das embarcações, os EUA usam a área para realizar exercícios militares, quando estas águas deveriam ser utilizadas de acordo com o princípio do direito de passagem inocente, ou seja, o direito de entrar e navegar por um mar territorial sem comprometer a paz, a ordem e a segurança regional.
Panorama internacional
EUA copiam modelo ucraniano no estreito de Taiwan prometendo US$ 1,1 bilhão em ajuda militar a Taipé
Com isso, a mídia enfatiza que as ações da Marinha norte-americana e seus aliados são destinadas a assegurar a hegemonia dos EUA no mar do Sul da China.
Comentar