Panorama internacional

Políticos na Ucrânia vivem de 'roubar e fugir' e ignoram totalmente o povo, diz professor

Os políticos ucranianos hoje vivem em uma realidade diferente, que na sua essência é "roubar e fugir", eles parasitam abertamente o país, ignorando completamente o seu povo, disse à Sputnik Andrei Suzdaltsev, cientista político russo, professor associado na Universidade Nacional de Pesquisa – Escola Superior de Economia.
Sputnik
"A classe política da Ucrânia há muito que vive em uma realidade completamente diferente, parasita francamente o país, ignora completamente seu povo. O importante para as autoridades de Kiev é roubar o máximo possível. É isso que reflete a taxa de juro, que o Banco Central da Ucrânia aumentou recentemente para 25%", disse Suzdaltsev.
Segundo o especialista, a corrupção econômica se tornou algo normal. "Imaginem, 47% do seu PIB está fora do controle do governo. O suborno é a palavra-chave para quase qualquer projeto. Forma-se assim um círculo vicioso, se você está lutando contra a corrupção na Ucrânia, você está efetivamente lutando contra as autoridades", acrescentou o cientista político.
Panorama internacional
Pentágono: Ucrânia não mantém controle de armas americanas, faz toda contabilidade no papel
Não é de estranhar que toda a atual elite de Kiev, logo nos primeiros meses do conflito com a Rússia tenha se transformado em bilionários, observou.

"Apenas 30% das armas que atualmente vêm do Ocidente chegam ao Exército ucraniano. O resto é vendido por todo o lado. Kiev se transformou hoje em uma grande bolsa militar. Todo o mundo está comprando lá. Algumas armas são vendidas mesmo na fronteira com a Polônia", concluiu Suzdaltsev.

Anteriormente, o porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, observou que o fornecimento de armas dos EUA à Ucrânia vai impedir qualquer esforço de Kiev de retomar as negociações de paz.
Comentar