Panorama internacional

Presidente da Colômbia pede paz entre Ucrânia e Rússia

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, pediu nesta segunda-feira (29) aos membros da Comunidade Andina (Can) que façam um apelo em favor da paz entre Ucrânia e Rússia, durante seu discurso na XXII Reunião do Conselho Presidencial Andino, que está ocorrendo em Lima, capital do Peru.
Sputnik

"Peço que vocês façam um apelo pela paz entre a Ucrânia e a Rússia", declarou o presidente colombiano.

Notícias do Brasil
Ucrânia: OTAN precisa de inimigos para existir e Rússia se sente eleita para isso, diz Celso Amorim
Ele também defendeu a reintegração de Chile e Venezuela na organização.

"Devemos ser mais poderosos, reunir mais vozes. Os pedidos do Chile e da Venezuela devem ser levados em conta. Voltemos à primeira etapa da Comunidade Andina, quando ambos faziam parte deste instrumento", acrescentou.

A Colômbia afirmou esperar que a luta contra a desigualdade e a industrialização sustentável estejam entre as prioridades no âmbito do conselho do bloco dos países que compõem a Can, que se realiza hoje (29).

"Durante sua visita ao Peru, o presidente Gustavo Petro busca estabelecer prioridades para uma Comunidade Andina de acordo com as necessidades dos países-membros: industrialização sustentável, proteção de nossas riquezas naturais e luta contra a desigualdade", informou a Presidência colombiana no Twitter.

Panorama internacional
Mundo e América Latina sentem falta do Brasil, diz alta comissária da ONU para direitos humanos
A XXII Reunião do Conselho Presidencial Andino conta com Petro e com seus homólogos Pedro Castillo, do Peru; Guillermo Lasso, do Equador, e Luis Arce, da Bolívia.
Petro anunciou que a instância tratará de questões comerciais, de segurança e ambientais.

"Na primeira viagem internacional [desde que assumiu a presidência, no dia 7], visitamos a cidade de Lima, Peru, onde nos encontramos com o presidente Pedro Castillo e também participaremos do XXII Conselho Presidencial Andino, no qual discutiremos questões de comércio, fronteira, segurança e meio ambiente, entre outras", escreveu o presidente colombiano no Twitter.

A Comunidade Andina, anteriormente conhecida como Pacto Andino ou Grupo Andino, é um órgão político internacional criado em 26 de maio de 1969 por meio do Acordo de Cartagena.
A Colômbia, com Bolívia, Equador e Peru, é um dos Estados-membros fundadores.
Panorama internacional
Por que Zelensky não tem apoio na América Latina?
Comentar