Panorama internacional

Autoridades não descartam cenário de Chernobyl e Fukushima na usina nuclear ucraniana

Um possível acidente na usina nuclear de Zaporozhie resultante dos ataques realizados por militares ucranianos poderia ser comparável às consequências das catástrofes de Chernobyl e Fukushima, disse em entrevista à Sputnik o chefe da administração cívico-militar da região, Yevgeny Balitsky.
Sputnik

"Em caso de emissão de radiação, as consequências serão catastróficas não só para a região de Zaporozhie. Será uma situação equivalente às que aconteceram nas usinas nucleares de Chernobyl e Fukushima", disse Balitsky.

Ele citou a opinião de especialistas, segundo os quais, se os geradores de reserva e as bombas móveis falharem, o núcleo do reator vai superaquecer e a instalação colapsará, com substâncias radioativas sendo ejetadas na atmosfera e disseminadas em milhares de quilômetros.
O chefe da administração avisou também que um possível acidente na usina nuclear de Zaporozhie pode se tornar uma catástrofe para toda a Europa, pois a radiação poderia se espalhar para o Canal da Crimeia e, em seguida, para todo o mar Negro.
"O acidente de Chernobyl afetou dezenas de países, e a usina nuclear de Zaporozhie é a maior na Europa, todos devem saber isso", ressaltou Balitsky.
No domingo (28), o Ministério da Defesa da Rússia informou que as tropas ucranianas voltaram a alvejar a usina nuclear de Zaporozhie. Desde o início de agosto, as tropas ucranianas intensificaram o bombardeio contra a usina, que está sob a proteção dos militares russos para prevenir o vazamento de material radioativo. Uma equipe de especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) deve inspecionar a usina nuclear nesta semana.
Comentar