Panorama internacional

Mídia: Espanha quer treinar soldados ucranianos com foco em defesa aérea em seu próprio território

Governo espanhol tem enfrentado críticas de Kiev por não cumprir promessas de ajuda ao Estado ucraniano, sendo apontado como um país "sem compromisso" com a causa ucraniana.
Sputnik
O Ministério da Defesa espanhol pretende lançar um programa para treinar soldados ucranianos em território espanhol, informou o La Vanguardia neste sábado (27) citando fontes relacionadas.
O treinamento seria "básico" e dividido em diferentes módulos de treinamento, cuja prioridade será definida pelas próprias Forças Armadas ucranianas. Uma das demandas de Kiev tem sido o treinamento na operação e manutenção da bateria de defesa antiaérea, que Madri doará, e seus mísseis.
Panorama internacional
Autoridades alemãs bloqueiam planos da Espanha de transferir tanques Leopard 2 à Ucrânia, diz mídia
O governo de Pedro Sánchez também se ofereceu para treinar soldados ucranianos no controle de tanques de batalha. Neste caso, o treinamento poderia ocorrer, explicaram fontes militares citadas pela mídia, na Letônia, onde a Espanha implantou tanques Leopard e Pizarro, no âmbito de uma missão da OTAN.
As medidas surgem dias depois que o jornal El Mundo noticiou o desconforto dos assessores do presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, com as "manobras de atraso" e a "falta de compromisso da Espanha" no fornecimento de armas a Kiev.
"Há apenas um aliado que não cumpriu suas promessas e que desencadeia suas piadas, senão a raiva, dos políticos ucranianos. Esse país é a Espanha", acrescenta a mídia.
Panorama internacional
Alegando risco de vida a seus operadores, Espanha não vai enviar tanques para Ucrânia
Em repetidas ocasiões, Madrid anunciou o envio de material de guerra, sem se concretizar, diz o autor do artigo, instando o governo espanhol a enviar armas pesadas para a Ucrânia.
Comentar