Operação militar especial russa

Dois navios com 58,7 toneladas de grãos e alimentos são autorizados a deixar a Ucrânia, diz JCC

Nesta sexta-feira (26), o Centro de Coordenação Conjunta (JCC, na sigla em inglês), com sede em Istambul, autorizou dois navios a deixarem a Ucrânia, como parte da iniciativa de grãos no Mar Negro.
Sputnik
Conforme detalhou o JCC, os navios S-BREEZE e ADNAN TORLA deixarão o porto de Chornomorsk e transportando 58.750 toneladas de grãos e produtos alimentícios da Ucrânia.
A expectativa é de que as embarcações possam partir já no sábado (27), ainda de acordo com o Centro de Coordenação Conjunta. O S-BREEZE transportará 44.000 toneladas de milho para o Egito, enquanto ADNAN TORLA transportará 14.750 toneladas de colza para a França.
O JCC disse que a partida de um terceiro navio, o Oris SOFI, foi adiada, mas que o navio também partirá no sábado, transportando 5.900 toneladas de óleo de semente de girassol para a Turquia.
Porto de Odessa (imagem referencial)
Em 22 de julho, Rússia, Ucrânia e Turquia assinaram uma iniciativa intermediada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para estabelecer um corredor marítimo humanitário para navios com exportações de alimentos e fertilizantes dos portos do mar Negro.
O acordo estabeleceu o desbloqueio de três portos-chave ucranianos — Odessa, Chornomorsk e Yuzhne — para retomar as exportações. Nesse âmbito, o JCC foi criado para monitorar a implementação da iniciativa e para garantir que os navios de carga não transportem mercadorias ou pessoal não autorizados.
Comentar